A nossa Instituição

O historial da
Sociedade Filarmónica de Crestuma refere a sua própria Sede Social, à Rua Central
– 408 da freguesia de Crestuma, banhada pelo rio Douro na margem esquerda, pertencente
ao concelho de Vila Nova de Gaia, Portugal, sendo esta instituição fundada em 1
de julho de 1921, mercê da boa vontade e dinamismo de alguns Crestumenses.
O registo da primeira festa da instituição foi a festa dos bombeiros dos carvalhos no dia 1 de janeiro de 1939. A partir desse momento, a Sociedade Filarmónica de Crestuma começou a ganhar notoriedade na região, participando em diversas festas e celebrações.
A partir daí, a Sociedade Filarmónica de Crestuma passou a se apresentar com mais frequência em eventos locais, tais como festas, procissões e outras celebrações, ganhando cada vez mais notoriedade e reconhecimento. Durante a década de 1940, a banda passou por uma fase de reestruturação e modernização, adquirindo novos instrumentos e investindo na formação dos seus membros. Nos anos seguintes, a banda continuou a se apresentar em diversas ocasiões, consolidando-se como uma das mais importantes instituições culturais da região de Crestuma.
Em 1993 a sede sofre uma primeira ampliação com a construção de um elevado nas traseiras para a criação de um pequeno escritório, essencial para as reais necessidades administrativas da direção nessa altura. No dia 11 de novembro de 2016 foi assinado o auto de consignação da obra entre a Sociedade Filarmónica de Crestuma e a Construtora da Huila para inicio das obras de requalificação sendo concluídas em 25 de abril de 2017.
A Sociedade Filarmónica de Crestuma em 1972 criou a atual Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma, a estrutura de maior valor na instituição. Dela saem aprendizes que alimentam conservatórios, escolas profissionais, faculdades, bandas filarmónicas, orquestras nacionais e europeias.
Para além da Escola de Música, a Orquestra Ligeira de Crestuma criada em 2006 com o objetivo da associação entre a Iniciação Musical, sob a forma de Classe de Conjunto, e a Disciplina Instrumental sendo ao mesmo tempo a primeira extensão da Escola de Música na qual os alunos são preparados para os rigorosos exames de admissão aos Conservatórios e Academias.
Outra atividade ligada à Sociedade Filarmónica de Crestuma é o Estágio D`Ouro que nasceu da
boa vontade de dois músicos pertencentes à banda. Este estágio, dirige-se a instrumentistas de
sopro e percussão interessados em desenvolver as suas capacidades ao nível instrumental e da
música de câmara. Pretende também contribuir para a criação de hábitos de estudo, motivar a
evolução dos músicos na aprendizagem e partilhar experiências individuais e coletivas.
As novas gerações continuam a produzir músicos, muitos dos quais familiares diretos dos fundadores, que também eles até aos dias de hoje mantiveram vivo o brilho da chama que alimenta a musicalidade dos Crestumenses e da Banda de Crestuma.
Em 2021, a Sociedade Filarmónica de Crestuma comemorou o seu centenário com uma série de eventos especiais e homenagens.
Atualmente, a banda conta com cerca de 50 membros, incluindo músicos de todas as idades, e
continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da cultura e da música na região
de Crestuma.
A nossa Missão
O nosso compromisso é preservar e enriquecer a cultura musical da nossa região, inspirando a
comunidade através de performances emocionantes e programas educacionais inovadores, para
criar uma sociedade mais conectada, criativa e harmoniosa.
A nossa Visão
A nossa visão é ser uma banda filarmónica de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade musical, profissionalismo e contribuição para a cultura da nossa comunidade. Queremos ser referência no panorama musical, proporcionando experiências enriquecedoras tanto para os nossos músicos como para o público.
Almejamos elevar o nível artístico e técnico da banda, através de uma constante procura pela excelência musical, investindo em formação e oportunidades de crescimento para os nossos membros. Desejamos também promover a música junto dos mais jovens, despertando o seu interesse e talento musical através de programas de educação. Acreditamos que, através do nosso compromisso com a música de qualidade e a promoção cultural, podemos contribuir para o enriquecimento da nossa comunidade e para o legado da música filarmónica.
Os nossos Valores
- Excelência
- Tradição
- Inclusão
- Aprendizagem
- Espírito de equipa
- Criatividade
- Paixão