Maestro

Francisco Manuel Barbosa Ribeiro

Português, nascido a 28/02/2001, percussionista e compositor.

Atualmente frequenta o 1.º ano de mestrado em Música de Conjunto na vertente de Direção de Banda na Universidade de Aveiro, lecionado pelos professores André Granjo, António Vassalo e Vasco Negreiros.

Iniciou os seus estudos musicais no ano letivo 2011/2012 na Ensin'arte Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma, tendo sido feita a sua integração na Banda da Sociedade Filarmónica de Crestuma em março de 2012, no tradicional Concerto de S. José, onde permanece até à data. Em setembro de 2011 ingressou no 1.º Grau de Percussão na Fundação Conservatório Regional de Gaia, tendo obtido o 5.º Grau no ano letivo 2015/2016, tendo sido o seu professor durante os 5 anos letivos Jacob Oliveira, na classe de percussão.

Participou nos 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Estágios D'Ouro, organizados pela Sociedade Filarmónica de Crestuma, tendo como Maestros Titulares: André Granjo, Hermenegildo Campos, Luís de Carvalho, José Eduardo Gomes, Paulo Martins, Francisco Ferreira, Fernando Marinho, Rafa Agulló Albors e José Ignacio Petit; E como Orientadores de Percussão: Bruno Costa, Luís Ferreira, Mário Teixeira, André Dias, Pedro Fernandes, Nuno Simões e Marcelo Pinho.

Foi laureado no Concurso de Execução Musical organizado pela Fundação Conservatório Regional de Gaia, com a obra Suite - 2.º Andamento, Ponto, de Oscar Lacerda, tendo o concerto final sido realizado em 22/06/2015 no Cine-Teatro Eduardo Brazão em Gaia.

Foi finalista no Concurso Tribuna de Jovens Intérpretes, organizado pela Fundação Conservatório Regional de Gaia, em 05/03/2016, com a obra Sonatina for two or three timpani and piano de Alexander Tcherepnin (version for three timpani).

Foi premiado no concurso de solistas da EPME, tendo-se apresentado com a OCE sobre a regência do maestro Pedro Neves interpretando o Concertino for marimba and orchestra de Paul Creston.

Participou como compositor e maestro de um ensemble formado na Escola Profissional de Música de Espinho para o concurso "Quem é Calouste", tendo obtido a primeira classificação na categoria de música, com jovens entre os 15 e os 18 anos.

Colaborou em diversos estágios da Orquestra Clássica de Espinho (OCE), tendo trabalhado com os maestros Pedro Neves, Jan Wierzba, Cesário Costa e Jean-Marc Burfin.

Obteve o segundo prémio na VII edição do concurso "Prémio de Composição Viana do Castelo", com a obra para marimba "Variações Espanholas".

Participou com a Sociedade Filarmónica de Crestuma (SFC) no 1.º CIB - Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D'Ouro, em 22/11/2014 onde a SFC obteve o 1.º prémio (2.º classificado) na 2.ª Secção.

Em 2021, a peça Esconder é sofrer foi premiada no âmbito do concurso de composição para Orquestra de Sopros promovidos pela Fundação INATEL e pela Banda Sinfónica do Exército.

Colabora com a Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma, sendo professor de Percussão desde o ano letivo 2017/18.

Sociedade Filarmónica de Crestuma © 2023 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora